História da Tabela Periódica

Como a Tabela se originou?

A Tabela Periódica se originou no início século XIX, em meados do ano de 1829, os químicos da época tomaram a decisão de propor ideas para organizar os elementos químicos que eram conhecidos pelo ser humano até esta época.

Nesta época, os químicos já haviam estudos sobre diversos aspectos dos trinta Elementos, até então conhecidos, (densidade, massa atômica, reatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico). Essas caracteristicas conehcidas foram o ponto inicial para a criação da Tabela Periódica.

Ao longo de sua existência a Tabela foi crescendo muito, ela teve vários quimícos que foram e ssenciais para o seu desenvolvimento. Foram várias as suas evoluções até a tabela que conhecemos hoje. Ao lado, veja a foto da primeira Tabela Periódica.

Personagens mais importantes na história da Tabela

Dmitri Mendeleiv:

Dentre vários modelos de tabelas apresentados, o melhor foi de Dmitri Mendeleiv em 1869, foi o modelo mais completo. Mendeleiv apresentou novidades, uma delas, a Massa Atômica dos elementos e deixou espaço para atualizações para o futuro. Dmitri Mendeleiv está na foto á esquerda.

Henry Moseley:

Por mais que a tabela de Dmitri fosse o modelo mais completo, durou pouco tempo. A Atual tabela periodica foi criada por Henry Moseley em 1913. Na maior parte foi parecido com a tabela de Mendeleiv porém foi reorganizada disponibilizando o elemento por ordem de número atômico. Posteriormente, os elementos neônio, argônio, criptônio e xenônio foram descobertos, acrescentando a família dos gases nobres na Tabela Periódica.

Glenn Seaborg:

Em 1944, Glenn Seaborg sugeriu a reorganização da tabela, acrescentando a série de actinídios abaixo da série dos lantanídeos. Além disso, Glenn Seaborg descobriu os elementos transurânicos.